Ponto cruz

Ponto-Cruz

A arte do ponto de cruz:

- O Ponto de cruz ou Ponto-cruz é uma forma muito popular de bordado. Compõe-se pela junção e interposição de fios contados, na qual os pontos formam um “X”. O artesão conta as linhas da trama do tecido ( [quadrilé] que deve ter uma trama uniforme) em cada direção, de modo que os pontos fiquem de tamanho e aparência uniformes. Esta forma de ponto-cruz é também chamada como “ponto-cruz de contacto”, a fim de a distinguir de outras formas de ponto-cruz. 

Ponto cruz

Ponto de Cruz

Ponto-cruz é uma das mais antigas formas de bordado que existem e pode ser encontrado um pouco por todo o mundo. Muitos museus expõe exemplos de roupas decoradas com ponto-cruz, especialmente na Europa continental, Ásia de Leste e Europa Central. Os motivos multicoloridos e sombreados como os que conhecemos hoje, são um desenvolvimento relativamente moderno, decorrente de padrões sombreados semelhantes de trabalhos em lã, dos meados do século XIX em Berlim. Além dos desenhos criados expressamente para o ponto-cruz, existem softwares que convertem uma imagem, uma pintura, ilustração ou fotografia em um gráfico adequado para bordar. Um exemplo impressionante está na reprodução em ponto-cruz da pintura da Capela Sistina mapeada e executada por Joanna Lopianowski-Roberts. 

Ponto Cruz

Atualmente, o fio de algodão é a linha de bordar mais utilizada no mundo inteiro e por isso a mais comum. Esse fio é um fio de algodão mercerizado, composto por seis fios muito mais finos, que são levemente torcidos juntos e facilmente separáveis. Embora existam outros fabricantes, as duas mais comuns (e mais antigas) são DMC e Anchor, ambas fabricam fios de bordar desde o remoto ano 1800, ou seja há mais de 200 anos.

Até as nossas avozinhas já sabiam que o ponto cruz era top!

PONTO CRUZ

O ponto de cruz tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e artesãos, pois é um excelente anti-stress, uma vez que exige elevados níveis de concentração e foco, para evitar erros no ponto, tendo desta forma vindo a servir como terapia para muitas pessoas de todas as idades. 

Esta atividade tornou-se cada vez mais popular com a geração mais jovem do Reino Unido nos últimos anos.  

O Tricô e o ponto-cruz tornaram-se dos passatempos mais populares para um mercado de jovens, em contraste com a tradicional reputação de ser apenas um hobby de aposentados.